BENEFÍCIOS MILK BAR 

2 MBT Vertical 2019.png

TRAZENDO RESULTADOS NA CRIAÇÃO DE BEZERROS

Replicar a natureza é a solução!
Sabemos que a criação de bezerros com práticas que visam bem-estar e saúde é parte fundamental
para o desenvolvimento desses jovens animais, tornando-os vacas saudáveis e com alta produtividade.

E foi pensando nisso que o Bico Milk Bar foi projetado. Replicando fielmente a amamentação natural, como acontece quando se alimentam nos tetos da vaca: fluxo de leite lento, muita salivação e satisfação da necessidade de sucção.

Se o fluxo de leite lento é benéfico para os bezerros, por outro lado, várias pesquisas demonstram que o aleitamento de bezerros com fluxo rápido de leite pode causar:

 

  • Leite no rúmen ou pulmão.

  • Diarreia nutricional.

  • Baixo desempenho.

  • Mamada cruzada.

 

Confira os benefícios do Bico Milk Bar para criação de bezerros saudáveis e felizes:

COAG1.jpg
COAG2.jpg

Bezerros Milk Bar: Coagulação saudável, espessa e uniforme. Elevada absorção da lactose.

Bezerros alimentados rapidamente: Pedaços duros de leite coagulado flutuando em um líquido aquoso. Baixa absorção de lactose no abomaso.

"A digestão inicial do leite ocorre no abomaso (ou quarto estômago). Uma digestão inadequada do leite no abomaso normalmente é a responsável pelas diarreias nutricionais."

"As diarreias nutricionais são simplesmente o resultado final de uma quantidade excessiva de lactose no intestino, causada pela passagem muito rápida do leite pelo abomaso sem que a mesma tenha sido completamente digerida."

"As diarreias nutricionais muitas vezes evoluem para diarreias infecciosas, devido ao elevado número de agentes patogênicos que usam o excesso de lactose como fonte de energia para se proliferarem."

Fonte: Victoria Department of Primary Industries

 LEITE NO LUGAR CERTO: SEM PROBLEMAS COM LEITE NO RÚMEN OU PULMÃO

 

Quando o bezerro se alimenta na vaca, o leite segue o fluxo natural dentro do organismo, passando pelo esôfago, goteira esofágica e chegando até ao abomaso, onde será digerido. A goteira esofágica é um músculo curvo que tem por finalidade garantir que tudo o que entra na boca do bezerro acabe no lugar certo.

 

A alimentação rápida pode levar ao transbordamento do leite da goteira esofágica para o rúmen, causando vários prejuízos para a saúde dos bezerros. Outro problema causado pelo fluxo rápido é a falsa via, quando o leite entra no canal respiratório e chega ao pulmão, causando distúrbios respiratórios.

 O Bico Milk Bar com seu fluxo de leite natural proporciona:

  • Menos problemas com TIMPANISMO: O Timpanismo é um quadro onde o animal possui, em sua cavidade abdominal, muitos gases, os quais comprimem os pulmões, afetando a sua respiração, podendo levá-lo a óbito. Esses gases são gerados pela fermentação do leite no rúmen.

  • Menos problemas com ACIDOSE METABÓLICA: A fermentação do leite no rúmen também é responsável pela Acidose Metabólica, pois ela produz Ácido Lático, que é absorvido na parede do rúmen caindo direto na corrente sanguínea, levando o animal a um quadro de apatia, anorexia e morte.

  • Menos problemas com DIARREIA e outros distúrbios: A Diarreia é o mecanismo que o corpo usa para retirar leite fermentado do rúmen, na tentativa de minimizar os danos causados pelo leite neste local. No entanto, a desidratação ocasionada pela diarreia pode piorar os outros distúrbios.

  • Menos problemas com Pneumonia: O leite no pulmão pode levar o animal a um quadro de pneumonia, e nos casos em que a quantidade de leite desviado seja elevada, poderá levar a óbito por afogamento.

Parece muito simples e é. Ao seguir a receita da natureza com fluxo de leite lento, podemos evitar todos esses problemas associados ao leite no rúmen e no pulmão, criando bezerros mais saudáveis, mais pesados e mais felizes.

rumem_edited.jpg

Leite fermentado no rúmen de bezerro alimentado com bico de fluxo de leite rápido.

“O leite no rúmen é um mau negócio sendo um contribuinte chave para a acidose ruminal” Dr. Jim Quigley

 A DIGESTÃO COMEÇA NA BOCA: A SUCÇÃO E SALIVAÇÃO ADEQUADAS SÃO ESSENCIAIS PARA MELHOR COAGULAÇÃO E DIGESTIBILIDADE DO LEITE

 

Ao mamar na vaca o bezerro gera uma quantidade abundante de saliva.

 

Essa abundância na salivação é fundamental para os bezerros, pois a saliva possui propriedades que são extremamente importantes para uma boa digestão do leite e saúde dos animais.

 

A sucção é o ponto de partida para boa salivação e necessária para liberação de hormônios e enzimas que melhoram o aproveitamento dos nutrientes do leite.

 

Ao replicar a sucção natural, o Bico Milk Bar promove:

 

  • Maior PROTEÇÃO: A saliva possui propriedades antibióticas naturais, sendo a primeira e principal defesa de um bezerro contra infecções.

 

  • Melhor COAGULAÇÃO DO LEITE: Uma coagulação adequada é um ponto crucial para a digestibilidade do leite, uma vez que esse processo acontece para que o leite permaneça por mais tempo no abomaso, permitindo que as enzimas responsáveis pela digestão possam atuar por mais tempo. Além disso, para que a coagulação aconteça, o bicarbonato de sódio presente na saliva é fundamental, uma vez que ele auxilia no equilíbrio do pH do abomaso, fator importante para criar as condições ambientais adequadas para que as enzimas presentes neste órgão, como a Renina, façam suas funções com eficiência.

 

  • Melhor DIGESTÃO DO LEITE: A melhor coagulação do leite e o ambiente abomasal propício são fundamentais para a boa digestão do leite e absorção de lactose. Outro ponto importante é que a saliva contém enzimas como a Lipase, responsável pela digestão da gordura do leite, o que reafirma a importância da salivação para a digestão.

 

  • Maior APROVEITAMENTO DE NUTRIENTES: Hormônios metabólicos são liberados pela sucção do leite e exercem um papel importante na digestão. A insulina, por exemplo, atua na melhor utilização dos nutrientes, o que reflete em um melhor desenvolvimento dos bezerros.

 

  • Maior GANHO DE PESO: Com uma digestão adequada do leite, maior será o aporte nutricional para o bezerro, ou seja, mais nutrientes serão disponibilizados, sendo assim maior também será o desempenho deste animal.

 

  • Menor INCIDÊNCIA DE DIARREIA: Uma falha na coagulação e digestão do leite pode levar grande quantidade de leite não digerido ao intestino, e nutrientes como a lactose servirão como fonte de energia para bactérias patogênicas, como a E. Coli, se multiplicarem, levando o animal a um quadro de diarreia.

 

A sucção e salivação proporcionadas pelo Bico Milk Bar são fundamentais para melhor coagulação e digestão do leite, resultando na criação de bezerros mais saudáveis e pesados.

SATISFAZENDO O DESEJO DE SUCÇÃO: BEZERROS COM COMPORTAMENTO NATURAL, LIVRES DE ESTRESSE E SEM MAMADA CRUZADA

 

Todo bezerro tem o instinto de sugar, necessidade que é satisfeita quando suga o teto da mãe ao mamar.

 

Usando o Bico Milk Bar, o bezerro reproduz a amamentação natural e se alimenta no tempo de mamada adequado para que se sinta saciado e libere a quantidade de hormônios necessária. A Colecistoquinina, um dos hormônios liberados durante a mamada, por exemplo, está ligada diretamente a saciedade e bem-estar dos animais.

 

O ato de sucção do Bico Milk Bar traz benefícios importantes aos bezerros, como:

 

  • Menor incidência de MAMADA CRUZADA OU NÃO NUTRICIONAL: Chamamos de mamada cruzada ou não nutricional o comportamento dos bezerros de sugar objetos, orelhas, umbigo e úberes ao se sentir insatisfeito. Quando se alimenta de forma natural com Bico Milk Bar, o bezerro fica saciado e não sente a necessidade de fazer a mamada cruzada ou não nutricional.

 

  • Menor incidência de TETOS LESIONADOS, MASTITE OU ATÉ PERDA TOTAL DO TETO: A mamada cruzada causa danos consideráveis nos tetos em desenvolvimento. Um dos maiores problemas é a remoção do tampão de queratina, que deixa os bezerros sujeitos a infecções, podendo inclusive comprometer a saúde e produtividade das novilhas.

  • BEM-ESTAR - Reprodução do COMPORTAMENTO NATURAL e menor INCIDÊNCIA DE ESTRESSE: Ao satisfazer o desejo de sucção, o bezerro comporta-se de forma natural, demonstrando tranquilidade após a alimentação, sem sinais de estresse. A ausência de estresse e comportamento natural são dois princípios fundamentais no bem-estar animal. Pesquisas demonstram que a produtividade animal é maior quando os princípios de bem-estar animal são atendidos. Além disso, cada vez mais consumidores se mostram atentos às práticas de bem-estar animal nas fazendas, influenciando diretamente na escolha de produtos que respeitem a integridade animal.

  • Mais FACILIDADE na criação: O fim da mamada cruzada permite a criação dos bezerros em sistemas coletivos, o que otimiza o dia a dia na fazenda e permite que os animais possam viver em grupos como é o natural da espécie. Pesquisas comprovam que além dos benefícios de bem-estar animal, os bezerros criados em grupos consomem mais ração inicial, ganham mais peso e desempenham melhor no desmame. 

 

 A satisfação do desejo de sucção permite a criação de bezerros tranquilos e saciados e possibilita o uso do sistema coletivo sem mamada cruzada, com maior eficiência e a promoção do bem-estar dos bezerros.

COMMILK.jpg

Bezerros com comportamento natural após

a mamada com Milk Bar.

SEMMILK.jpg

Bezerros realizando mamada cruzada após se alimentarem com bicos de fluxo de leite rápido.

Em 1942, Shalm escreveu: "A mamada cruzada de bezerros pode afetar o desenvolvimento inicial do úbere. Isto, em conjunto com a transmissão de patógenos, pode levar a casos de mastite em novilhas."

BENEFÍCIOS INDIRETOS

 

Além dos benefícios diretos citados acima, o Sistema Milk Bar também contribui de forma indireta no manejo diário, facilitando a vida do produtor e melhorando os índices zootécnicos da fazenda, como por exemplo:

 

  • Mais eficiência e facilidade no manejo do dia a dia do bezerreiro;

  • Melhor ambiente de trabalho;

  • Menos custo com medicamentos;

  • Menos tempo medicando bezerros;

  • Desmame mais cedo:

    • Redução do ciclo no bezerreiro;

    • Redução de mão de obra;

    • Redução de leite e ração inicial.

  • Novilhas com melhores índices reprodutivos:

    • Mais férteis;

    • Mais precoces;

    • Redução de custo e mais eficiência na recria.

  • Novilhas mais saudáveis:

    • Mais produção;

    • Menos custos de medicamento;

    • Mais eficiência da mão de obra.

  • Novilhas mais dóceis:

    • Ausência de estresse na ordenha;

    • Facilidade de manejo de ordenha;

    • Sem contenção na ordenha;

    • Sem uso de ocitocina;

    • Mais eficiência e menos mão de obra;

    • Melhor ambiente de trabalho.

O objetivo da criação de bezerros é obter vacas saudáveis, produtivas e dóceis. E isso só é possível seguindo a receita da natureza, com uma mamada natural como a proporcionada pelos Bicos Milk Bar.

 

"Vacas que contraíram diarreia leve durante os três primeiros meses de vida, produziram 334 kg de leite a menos na primeira lactação que vacas que não contraíram diarreia quando bezerras."  C. Svensson e J. Hultgren 2008.


"O ganho de peso no período de aleitamento teve um efeito positivo significativo no desempenho na primeira lactação: a cada 100 g de ganho diário foi associado de 85 a 111,3 kg a mais de leite durante a primeira lactação." Soberon et al., 2012