top of page

Como treinar o seu bezerro - Da primeira alimentação ao desmame

Atualizado: 6 de jan. de 2021

O treinamento do bezerro é fundamental para o sucesso da recria. Confira em nosso post dicas de como treinar os bezerros da primeira alimentação até o desmame.


TREINANDO OS BEZERROS


Nada melhor do que reproduzir o ambiente natural para eles não é mesmo? Pensando nisso, os bicos Milk Bar foram desenvolvidos com a mesma dinâmica que o teto da vaca, tornando o processo de treinamento mais fácil. Normalmente, após duas alimentações, o bezerro já começa a acessar o bico sozinho.


PRIMEIRA ALIMENTAÇÃO


Forneça colostro fresco ( ou o substituto de colostro com o suficiente IgG) no alimentador Milk Bar 1, equipado com um Bico Colostro Milk Bar.


Posicione o bezerro em um canto e coloque-os entre suas pernas. Isso irá acalmá-lo e facilitará o treinamento.

Coloque o bico na boca do bezerro e com a outra mão aperte e solte suavemente a boca dele. Esse processo fará com que o bico se abra permitindo que uma pequena quantidade de colostro entre na boca do bezerro, o que geralmente é suficiente para que o bezerro comece a mamar.

Assim que o bezerro estiver mamando bem, pendure o Milk Bar 1 em um suporte a aproximadamente 80 cm de altura. Leve o bezerro ao alimentador, coloque-o entre as suas pernas novamente e direcione-o até o bico empurrando com os joelhos por trás das costelas. Isso fará com que o bezerro se desloque para frente sem esforço.

Em pouco tempo o bezerro estará feliz e alimentando-se sozinho.


ALIMENTAÇÃO


Um bezerro precisa de energia e nutrientes suficientes para crescer, para se manter aquecido em um tempo frio ou fresco em clima quente. Ração concentrada (grãos) à vontade e água limpa devem estar sempre disponíveis.


SEMANA 1 A 3


Grande parte da energia vem do colostro ou do leite.

Um bezerro não obtém uma quantidade de energia significativa da ração concentrada durante as primeiras semanas, sendo assim é importante fornecer bastante leite para suprir todas as necessidades energéticas.

Os grãos na dieta são importantes desde a primeira semana para iniciar o desenvolvimento do rúmen.


SEMANA 4


Agora o rúmen está começando a se desenvolver. Pequenas quantidades de energia são retiradas do concentrado, mas a maior parte da energia é proveniente do leite.


SEMANA 5


Ao final da semana cinco (35 dias) o rúmen deve estar desenvolvido suficientemente para que o fornecimento de leite seja reduzido, mas apenas se o bezerro estiver comendo 500 gramas de ração concentrada por dia.

Se o bezerro está comendo 500 gramas de ração, o volume do leite pode ser reduzido a 4 litros e podem ser alimentados uma vez por dia, idealmente na parte da tarde. Se o bezerro não estiver comendo 500 gramas de grão por dia, deve ser mantido com uma dieta alta de leite até que esteja comendo o suficiente.


SEMANA 12


Nesse momento o rúmen já está desenvolvido o suficiente para que o bezerro continue a crescer em regime de pastagem ou pasto mais ração concentrada.

É vital que o bezerro receba leite suficiente para prosperar. Use uma fita métrica todas as semanas para medir o crescimento e ajustar os volumes de alimentação usando o gráfico abaixo. Enrole a fita ao redor da panturrilha logo atrás da cernelha e do cotovelo.



DESMAME


Para evitar a perda de peso no desmame é importante que o bezerro consuma grãos à vontade desde a primeira semana de vida.

Aos 35 dias de idade, o bezerro deve estar consumindo 500 gramas de ração inicial. Assim que atingir esta meta a oferta de leite pode ser reduzida e fornecida uma vez ao dia.

Evite fornecer leite somente uma vez ao dia antes dos 35 dias de idade.

O ideal é que quando for fornecer leite uma vez ao dia aos bezerros, essa oferta deve ser feita na parte da tarde. O bezerro irá dormir com o estômago cheio e sentirá fome durante o dia.

Disponibilizando grãos à vontade, eles consumirão mais, acelerando o desenvolvimento do rúmen.

Desde que o bezerro esteja consumindo no mínimo 1 kg de grãos por dia, ele pode ser desmamado a partir de 8 semanas.


QUER SABER MAIS O SISTEMA MILK BAR? CLIQUE AQUI E CONHEÇA

60 visualizações0 comentário
bottom of page